13 março 2006

A casa - Olavo Bilac

Vê como as aves têm, debaixo d’asa,
O filho implume, no calor do ninho!...
Deves amar, criança, a tua casa!
Ama o calor do maternal carinho!

Dentro da casa em que nasceste és tudo...
Como tudo é feliz, no fim do dia,
Quando voltas das aulas e do estudo!
Volta, quando tu voltas, a alegria!

Aqui deves entrar como num templo,
Com a alma pura, e o coração sem susto:
Aqui recebes da Virtude o exemplo,
Aqui aprendes a ser meigo e justo,

Ama esta casa! Pede a Deus que a guarde,
Pede a Deus que a proteja eternamente!
Porque talvez, em lágrimas, mais tarde,
Te vejas, triste, desta casa ausente...

E já homem, já velho e fatigado,
Te lembrarás de casa que perdeste,
E hás de chorar, lembrando o teu passado...
Ama, criança, a casa em que nascestes!

7 Comments:

At 14/3/06 03:32, Anonymous Anônimo said...

Lindinha,

a gente pensa que conhece tudo e, de repente, lê um Olavo Bilac que não conhecia. Que coisa mais linda, e mais lindo ainda é essa tecnologia que nos possiblita conhecer tanta coisa.

Marieta, querida, por que você está preocupada com os seus pais? Sabe, a gente acaba entrando de tal forma na vida das pessoas que se tornam nossas amigas, mesmo que nunca as tenhamos visto, que é como se eu conhecesse até mesmo os seus pais.

Beijos,

 
At 15/3/06 15:10, Blogger Bianca Marchezano said...

mari, atualiza!
hehe
beijos

 
At 15/3/06 20:40, Blogger Vera Vilela said...

PARLA MARIETA, PARLA AMORE MIO...

 
At 2/3/07 12:12, Anonymous Anônimo said...

Where did you find it? Interesting read » »

 
At 7/3/08 22:50, Anonymous Anônimo said...

Quando eu tinha seis anos de idade, decorei essa poesia linda para um evento na escola, já cursava a segunda série do primário, como sw falava antigamente, e me marcou muito, pq até hj lembro-me com muita saudades daquele tempo.

 
At 6/11/09 23:05, Anonymous Anônimo said...

eu também decorei este poema na infância. Este poema me marcou. não sei porque, mas hoje me lembrei deste poema. Tentei me lembrar dele e como não consegui, busquei na internet e cheguei nesta página. Qdo novamente, depois de tantos anos, voltei a ler este poema, senti arrepios e um calafrio passar pelo meu corpo. Me emocionei. Este poema

 
At 2/6/11 09:03, Anonymous Avana guerra said...

Eu tambem aprendi este poema no meu curso primário quando eu tinha oito anos de idade. Nunca o esqueci,ontem eu o recordei numa reunião de professores. ele também me marcou , e muito. eu não sabia quem era o autor . hoje descobri, graças a esta invencível tecnologia. Olavo Bilac é o máximo
Marinete guerra (69)-Natal-RN

 

Postar um comentário

<< Home