03 março 2006

É preciso também não perdoar

Uma entrevista do programa da BBC, Inglaterra, na Hora das Mulheres, falou sobre suas experiências como prisioneira de guerra:

__Quando uma pessoa já experimentou muitos sofrimentos, sabe apreciar as fraquezas e as boas qualidades até mesmo dos próprios inimigos. Por que deve ser nosso inimigo completamente mau, ou a vítima completamente boa? Ambos são criaturas humanas, com o que é bom e o que é mau. E creio que se apelarmos para o lado bom das pessoas, teremos êxito, na maioria dos casos.

Sei o que ela quis dizer, mas está errado. Há uma hora em que se deve esquecer a própria compreensão humana e tomar partido, mesmo errado, pela vítima, e um partido, mesmo errado, contra o inimigo. E tornar-se primário a ponto de dividir as pessoas em boas e más. A hora da sobrevivência é aquela em que a crueldade de quem é a vítima é permitida, a crueldade e a revolta. E não compreender os outros é que é certo.

Clarice Lispector

3 Comments:

At 3/3/06 02:11, Blogger Bianca Marchezano said...

Tenho lido tantas "coisinhas" sobre como aprender a perdoar, sobre como é importante perdoar....
TÃO DIFÍCIL PERDOAR...
Muito mais fácil encarar as coisas do ponto de vista da Clarice,aí.
Perdoar é mesmo DIVINO, e nós somos HUMANOS demais.

 
At 3/3/06 13:34, Blogger parla marieta said...

Que bom, né?
Eu prefiro ser humana.
:o))

te amo

 
At 6/2/07 06:41, Anonymous Anônimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Download black hardcore Babes balling girls After cataract surgery use yellow sunglasses cheap online buspirone My bell ass pics large natural breasts Cosmetic tourism

 

Postar um comentário

<< Home