31 outubro 2006

Médicos

do Como muitos de vocês devem saber, eu perdi meu primeiro filho aos 9 meses de idade. Ele fez uma cirurgia aos 4 meses e ficou internado outros 5 meses da sua vidinha, até a morte.
Desde então, sempre respeitei muito os médicos, sempre os vi como pessoas diferentes e especiais, sempre os tratei muito bem e acreditei neles. O fato é que apesar do meu bebê não ter sobrevivido, médicos maravilhosos que conosco lutaram pela vida, fizeram de tudo. Foram humanos. Eu sempre os respeitei, endeusei até. Sempre tremi diante deles.
Mas de uns anos pra cá, salvo raras exceções, tenho tido alguns motivos para não fazer disso uma regra geral, infelizmente.
Hoje foi um desses dias. Tive uma decepção tão grande com uma médica que me trata desde janeiro desse ano, que estou transtornada.
Mais do que decepcionada, estou muito triste. Se eu que tenho um "bom" plano de saúde, digamos assim, tenho que passar por essas coisas, imaginem os pobres miseráveis que dependem do hospital público? Estou falando do geralzão, não dos privilegiados que usam o Hospital do Servidor, que é tido como referência de bom atendimento e cuidados. (não conheço, só ouço falar), mas do povo sofrido mesmo, que não tem educação, cultura, saúde, comida, e que são tratados como seres inferiores.
Essa senhora a quem chamei de doutora por 10 meses, questionei e confiei, não sabe nada, estava me medicando de uma maneira absurda e hoje se deu conta disso. Sabe o que faltou a ela? O fator humano. E eu demorei a perceber. Não creio que tenha sido burrice da minha parte e sim necessidade. Necessidade de acreditar. Na hora da dor, a gente sucumbe.
Foi uma questão tão estúpida que nem vale a pena contar aqui, é algo que me incomoda demais.
Vou procurar outro profissional porque preciso, mas estou totalmente desiludida. Não costumo e não vou generalizar. Sei que em todo os ramos têm os picaretas e os bons. Mas em questão de medicina, fazer isso com uma pessoa por dez meses, é uma degradação, uma tristeza. Hoje percebi que não passo de um número pra contar uma consulta a mais na lista do convênio.