04 novembro 2006

Grande Bazar- Istambul

Caminhar pelos bazares em Istambul é um prazer! Nem precisa comprar. Passear por ele, para quem gosta de ver coisas diferentes é como que uma aventura.

O maior bazar de Istambul com quase 5.000 lojas! O Grande bazar é o bazar mais conhecido de todo o mundo com várias mercadorias a venda.

O que mais eu vi por lá foram gatos. Creiam. Acho que todas as lojas têm seu gato, ou mais de um. Muitas joalherias. Eu vi um gato dormindo na vitrine, sobre as jóias.

Primeira imagem que vi, entrando no Grande Bazar. Este gato, fazendo "rodia" sobre os tapetes. Coisa mais linda.

Uma loja comum. Linda.

Eu, no Grande bazar, dando adeusinho. O lugar é lindo e diferente.

Eu e um rapaz curdo. Ele pinta gatos à mão.


Vale falar destas últimas 4 fotos. Estávamos no mês do Ramadã. Eles jejuam desde o nascer (5:30) até o por do sol (18:30), e no término de cada jejum de cada dia, eles formam filas para receber uma merenda, oferecida pela prefeitura. Dizem a merenda é para os que estão longe de casa ou para os que não podem comprar nas ruas. O fato é que filas imensas se formam e os voluntários (assim me pareceram) distribuem com sorriso e carinho a merenda para os muçulmanos. O. entrou na fila para eu fazer a foto.
Nessa hora, as lojas praticamente param, pois todos se põem a comer. Claro que dentro das lojas, comem outro tipo de comida, que não lanches. É muito interessante. Eles atendem se alguém entrar na loja, mas ficam todos em volta da comida e comem feito loucos.
Até as crianças jejuam. Os muito velhos e os doentes são liberados do jejum.

5 Comments:

At 4/11/06 21:25, Anonymous Anônimo said...

As mulheres não usam aquele troço no rosto???

 
At 4/11/06 21:27, Anonymous Anônimo said...

Vc comprou algum gato dele??
E essa camiseta? É de lá ou daqui?? Quais são os dizeres??

 
At 6/11/06 04:22, Anonymous Anônimo said...

putz. q tudo pegar o ramada, hein?

 
At 6/11/06 19:25, Blogger Vera Vilela said...

Amei a pose "lárárárá"
Vê se coloca legendas nas fotos pra explicar porra!

 
At 6/11/06 23:03, Blogger parla marieta said...

Ma cáspita! Io me falei: as úrtima 4 foto... blá blá blá.

num recrama, veraLuz.

 

Postar um comentário

<< Home