29 agosto 2007

Me culpa.

Passei por uma experiência horrível hoje. Sempre fui muito encanada quanto à atropelar um animal. Meu irmão uma vez, dando marcha à ré no carro, atropelou e matou um gatinho filhote, e ficou inconsolável. Até hoje ele não consegue falar sobre isso. Desde então, tenho meu pé atrás.
Sempre que entro no carro, tomo o maior cuidado. Chamo, espanto, mando embora, levo pra dentro, essas coisas.
Hoje não foi diferente. Eu ia sair e não tinha gato algum ao alcance de minha vista. Abri os portões, entrei no carro, liguei o rádio, tudo na maior calma. Quando coloquei a marcha e andei um pouco, ouvi uns miados assustadores.
Tremendo e sem sair do carro, meti a mão na buzina e gritei pela Maria. Ela veio correndo, assustada com meu chamado e com os "gritos" do gato.
-Maria, não tenho coragem... olhe atrás do carro. Devo ter atropelado algum gato e não tenho coragem de andar pra frente e nem pra trás. Ajude, por favor.
-Não, fique tranquila... não tem gato algum - disse a competente Maria nessas horas aflitas - o Léo entrou correndo e foi pros fundos da casa, mas ele está bem.
-Como você sabe que ele está bem?
-Apois... ele entrou correndo e sem mancar ou sangrar.
Não acreditei e desci do carro. Achei alguns pelos como "tiras", não sei explicar. Fiquei apavorada.
Chamei o Léo, afiei a faca na pia e nada dele. Procuramos dentro dos armários, debaixo das camas e nem sinal.
Apavorada, saí para cumprir meus compromissos. Era meio dia.
Voltei as 13:30, com metade por fazer. Não tinha condições de ficar na rua. Nesse meio tempo liguei várias vezes pra Maria e nada do Léo.
As 15 horas em ponto, O. chegou. Eu apavorada pelo que tinha acontecido e por contar à ele, abri a porta. Pela minha cara, O. já percebeu que algo não ia bem. O Léo sempre vem recebê-lo.
Depois de 3 minutos o Leozinho aparece, todo jururu e andando devagar. Foi direto pro quarto e subiu na cama. Fui atrás e vi um ferimento (parecia mesmo uma fatia tirada) no rabo dele. Feio. Muito feio. Imagine um pedaço de couro cabeludo arrancado, comprido. E começava bem na base do rabo.
Creio que ele ficou preso na roda do carro e se soltou, puxando o corpinho. Ai, que dor deve ter sentido. Mexi nele e ele miou de dor. Aquele miado grosso, sabe?
Fomos na mesma hora pra veterinária. Ela examinou e disse que nada estava quebrado, mas que se tivesse rompido alguns ligamentos (bem no cóccix) ele teria uma insensibilidade no rabo e talvez tivesse que ser amputado. Injeção de analgésico e antiinflamatório e "repouso", voltar na sexta para maiores exames e detalhes.
Ele continua jururu, só tomando água e dormindinho. Acho que é efeito da injeção. O ferimento vai sarar sozinho, a pele regenera e os pelos provavelmente não voltam a crescer.
Estou tão chateada... não sei o que dói mais: ver o gato nesse estado, ver o sofrimento do O. ou a minha sensação de culpa.
Eu fico repetindo pro O. que não tive culpa, mas parece que eu mesma quero me convencer disso.

6 Comments:

At 30/8/07 01:05, Blogger Cema Purpura said...

Mary, o Léo vai ficar bem, se Deus quiser bem.
beijos

 
At 30/8/07 02:09, Blogger luamorzinha said...

querida, eu não imagino o tamanho da culpa, mas não se sinta tão culpada pois vc fez tudo do jeitinho que sempre faz antes de sair com o carro. os gatos são assim mesmo, danados por natureza. mas ele vai ficar bom, vc vai ver.
beijo

 
At 31/8/07 12:20, Blogger Ly Sabas said...

Amiga, uma vez meu gato Tom voltou pra casa com diversas queimaduras no corpinho, coisas superficiais, mas que deixaram "buracos" na pelagem. O vet disse que ele iria ficar assim, careca naqueles locais. Pois os pelos nasceram direitinho e ele ficou lindão, como antes. Tudo possível, o Léo pode voltar a ter o rabinho dele normal.
Beijos

 
At 31/8/07 13:51, Anonymous Anônimo said...

Como está o Leozinho? Hoje é dia do retorno na veterinária, né? Ele já voltou a comer? A paixão dele pelo O. é uma coisa linda. Emocionante no seu relato quando ele reaparece de mansinho 3 minutos depois do O. chegar...
Manda notícias dele!!!
Outra pergunta: a Pequena a que a Rita se refere é a Clara?
bjs

 
At 31/8/07 23:08, Blogger Vera Vilela said...

Tadinho do Leo, tão meigo e tão gostoso.
Mas ele sara e esquece rapidinho, vai ver.

 
At 4/9/07 12:01, Blogger Amanda Herrera Massucatto said...

ô minha querida, sinto muito, muito mesmo. esse também é meu maior medo, atropelar um bicho. um bicho, não uma pessoa, que podia escolher estar num lugar melhor do que na sua frente. a não ser que seja sem querer, sei la. discussão inutil desculpa... fiquei abalda mesmo.
ele vai ficar bem! veja por esse lado, o rabo e a parte que menos faz falta. vai ficar bem, com a graça de são francisco.

 

Postar um comentário

<< Home