05 março 2008

Discurso do Bial, ontem

Voce sabia que estava jogando todas as cartas... todas as fichas. Voce disse na ultima entrevista antes de entrar: "Quero fazer parte do laboratório". Pois bem... suas preces foram atendidas! Acho que a leitura aí dentro da extraordinaria biografia de Nelson Rodrigues, escrita por Ruy Castro, te influenciou de forma profunda. Hoje, Nelson Rodrigues é tudo o que ele rejeitava. É uma unanimidade, o maior dramaturgo de nossa história, etc e tal. Em vida, Nelson foi atacado: imoral, pornógrafo, subversivo e reácionário ao mesmo tempo. Nelson Rodrigues que resumiu assim a luta da vida e da obra dele: "A razão é todo um maravilhoso esforço, toda uma dilacerada paciência, toda uma santidade conquistada, toda uma desesperada lucidez". Isso no Brasil, provavelmente o país mais irracional do mundo. Nessa edição do BBB, há uma dúvida central. Será que não há vilões dessa vez, ou será que são todos vilões? Só o sombra sabe o mal que se esconde atrás dos corações humanos. É cruel, é bem cruel, dizer verdades na cara de alguém... de qualquer um. E é também, cruel, muito cruel, isolar alguém, eleger alguém como um leproso dos tempos bíblicos. A gente não gosta de ver correr o sangue dos inocentes, mas quem é inocente? A dramaturgia, usa do reducionismo para tornar as histórias mais claras. Aí reduz um sujeito a vilão, o outro, a mocinho, e assim a gente entende melhor as histórias. Só que nessa nova dramaturgia dos realitys shows, inventada e reinventada a cada dia, a propósito, por vocês, vocês muitas vezes se auto-reduzem a esses clichês: mocinho, bandido, do bem, do mal. Não, não! Voces são muito mais complexos do que personagens. Vocês são indivíduos, com todas a complexidade que isso implica. Cheio de incoerências, de contradições, de buracos negros, de supernovas. Quem quiser ver, pode ver. Quem quiser olhar, é só dar uma espiadinha. Pois bem, agora vamos à frieza dos números. Dos 26,4 milhões de votos, com apenas 50%... Eu errei! Com 64.400 milhões de votos, com apenas 50% desses votos, fica decretada a eliminação da Juliana.

2 Comments:

At 6/3/08 14:47, Blogger Amanda Herrera Massucatto said...

É esse boçal tentando limpar a barra dele como escritor que está mais suja que pau de galinheiro por denominar esse bando de fútil/inútil do Big Brother como "herói", e "mártir". Quis mostrar retórica pra ninguém esquecer que ele é poeta. Ou foi. Tentativa vã, uma vez que aquela porcaria continua pagando o salário dele.

Ah, eu não vejo Big Brother. Mas adoro programa e revista de fofoca, então não tô condenando ninguém, uma vez que meu armário tá cheio de esqueletos também. Mas que é uma bosta, ah é!!!

 
At 7/3/08 12:55, Blogger Vera Vilela said...

Bial é um pé no saco mesmo, mas é um homão...kkkkkkkkkk
Eu pegava, sem filtro solar claro.

 

Postar um comentário

<< Home