04 junho 2007

Meus vasos

Há um ano eu fui para Buenos Aires, ficar 15 dias com o Bruno, lembra?
Há um ano eu trouxe de lá três vasos de vidro, em linha reta, que eu adoro. Eles ficam bonitos mesmo vazios. Eles são de três tamanhos diferentes.
Aqui tem, mas são muito mais caros, sem contar com o trabalho que foi trazer de lá coisas de vidro.
Há um ano, a Maria limpa a sala e coloca um dos vasos, o de tamanho médio (o que eu mais gosto, o mais jeitoso para fazer arranjos) no braço do sofá, enquanto limpa a mesa e o chão.
Há um ano, O. implica com ela e diz que o vaso vai ter vida curta.
Há um ano, Maria não liga para os comentários do seu O. Eu nem falo nada, porquê acho que o O. já enche tanto o saco dela... mas já falei várias vezes e cansei. Ela é teimosa mesmo. Mas é uma teimosa eficiente.
No vaso médio, costumo ter "unhas de gato" e "rococós", que são galhos secos trazidos do Embu, e que eu adoro.
Essa semana, excepcionalmente, tirei as unhas de gato e os rococós para fazer arranjo de flores frescas, compradas no Ceasa. Os três vasos estavam sendo usados e todos floridos.
No vaso de porte médio, o meu preferido, girassóis e tango.
Pois hoje, o vaso caiu de cima do braço do sofá e quebrou. Em mil caquinhos.
Ouvi o barulho e apenas disse:
-Até que durou muito. Um ano...
Maria ficou quieta e sem graça e eu não disse mais nada. Acidentes acontecem, embora esse tenha acontecido por pura teimosia.
Logo O. chegou. E viu, claro, que ele vê tudo. E falou, que ele não fica calado.
-Ê! Eu não falei, Maria? Vasos não devem ficar sobre braços de sofás. Você é muito teimosa.
-É, mas o vaso nunca caiu quando tinha as "flô" seca, seu O. Ele só tombou, porque as "flô" que tava lá são pesada. Eu sei o que eu faço.
-Então, você não quebrou o vaso, Maria?
-Não, seu O. Quem quebrou o vasou foi as "flô".



-lembra quando ela falou que quem quebrou o copo dele foi o prato?
-o O. é muito mais dona de casa do que eu.
-mas também, o O. é muito mais "sogra" do que eu. As meninas o chamam de "o sogra"

13 Comments:

At 4/6/07 18:35, Blogger Vera Vilela said...

É doído, mas elas não estão nem aí, não te amor porque não é delas, aqui é a mesma coisa, e se eu não ouço quando quebra, nem fico sabendo, é uma facilidade, vai p´ro lixo e pronto, menos uma coisa a limpar.
Dói muito essas coisas em mim, porque a gente avisa tanto, mas elas dão de ombros e FODA-SE.

 
At 4/6/07 18:36, Blogger Vera Vilela said...

Ah.. quando você vier pra Bauru vou te levar numa loja que tem esses vasos e são baratinhos, é perto do Reco-Reco, onde você é conhecida já.

 
At 4/6/07 18:46, Anonymous Anônimo said...

Será que a culpa foi mesmo dela? pense bem, pois tolerância é aceitar as diferenças, entender que nem todas as pessoas são como gostariamos que fossem. Claro que não podemos mudá-las, mas podemos mudar a nossa visão em relação a elas. Descobrir pelo menos uma qualidade em alguém é o primeiro passo para transformar a rejeição em aceitação.
Bjs! te amamos muito
GGG

 
At 4/6/07 20:42, Blogger Cema Purpura said...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, que peninha, que vão os vasos e que fiquem as Marias.blump, blump, blump.

 
At 4/6/07 20:57, Blogger Aristeu said...

Vão se os vasos ficam-se as flores. rsrsrs. Gostei da desculpa dela, mas desde o Paraíso que a gente joga a culpa nos outros. Deus disse: Adão, por que comeu o fruto proibido? "Foi a Eva que me deu" - Eva, por que comeste do fruto proibido? "Foi a serpente que me deu" ...E sobrou pra serpente.

 
At 4/6/07 21:38, Blogger luamorzinha said...

sinceramente, eu ia ficar muito p*ta da vida com a senhorita que disse que quem quebrou o vaso foi as flô. ahhhhh, faça-me o favor, néééééé?

 
At 4/6/07 22:40, Blogger Hércules Gonzaga said...

Mary que pena que seu vaso quebrou,mas se voce quiser a minha opiniao depois te passo em particular.Abelardo tem algo a lhe dizer.Eu sou defensor das secretarias do lar e sei que voce uma mulher culta nao as trataria como negras de senzala ou um lixo humano porque paga a ela um salario.Beije a Maria por mim! Ja vi muita patroa e patrao trocar de lugar com empregados.Empregada(o) palavras no meu vocabulo pejorativa quando nao temos a mesma competencia.Servir nao e facil mas e um dos dons mais nobres.Abelardo Francisco de Alcantara.

 
At 4/6/07 22:44, Blogger Hércules Gonzaga said...

Mary aqui fica minha despedida prometo lhe dar muitos vasos de presente e nao mais voltarei pra deixar nenhuma mensagem.Um abraco do amigo que te admira e gosta muito de voce! Hercules....

 
At 5/6/07 16:55, Anonymous Anônimo said...

A palavra empregado não é pejorativa, não. Somos quase todos empregados de uma forma ou de outra.
Eu, na minha modesta opinião, acho que preconceituoso e pejorativo é você se referir à empregada como "a moça que trabalha lá em casa". Ela é empregada doméstica e certamente tem orgulho de ser. É isso que eu penso.
Cada um deve se orgulhar do seu trabalho seja ele qual for. É isso. Empregada doméstica, sim. Por que não? Dona de casa, sim. Por que não?
Do lar, sim. Por que não?
Beijos, querida Marieta.

 
At 5/6/07 16:57, Anonymous Anônimo said...

Ah, esqueci de assinar. Continuo lendo seu blog e me quase nunca comento. Mas hoje vi tanta polêmica por causa de um assunto tão corriqueiro, que me incomodei. Você vive falando bem da Maria, e agora tem gente querendo criticar você e o seu jeito delicioso de escrever.
Abraços
Marta Conrado

 
At 5/6/07 17:21, Blogger Vera Vilela said...

Cada absurdo que se lê, viu...
vou me calar porque falo demais, e sábio é saber a hora de se calar.
Quem conhece Marieta e me conhece não precisa de maiores explicações.
Fui...

 
At 5/6/07 22:30, Anonymous Anônimo said...

Empregada, secretária, f.d.p, tanto faz! Só sei que na minha casa não durava uma semana. De teimosa basta eu. E minha mãe e meus ron rons . . .
Resultado: vc vive na casa limpa e eu na suja.... (rs)

 
At 7/6/07 13:09, Blogger Marcia said...

Ah, deixa pra lá!
Quanta polêmica por uma simples opinião, o mundo é simples, a gente é que complica...
Eu matava a idiota que quebrou o vaso em outras épocas, hoje em dia eu aproveito e renovo a decoração da casa, hahahaha.
E empregada doméstica é ótimo, mas pode ser usado tambem, secretaria do lar, serviçal ou escravinha mesmo, hehehe
Brincadeiras à parte, as empregadas domesticas são mulheres que sustentam lares, quando os homens não dão conta...

 

Postar um comentário

<< Home