20 janeiro 2008

Herpes Zoster

Estive com ele na terça que se queixou o tempo todo de dor no braço esquerdo, parte interna. (Fiz diversas perguntas sobre a dor, mexi, apertei, e "diagnostiquei" com muito receio de falar que podia ser herpes. (meu CRM, como diz o F. é de alta numeração, hahaha). Ele não me deu ouvidos e pra ser sincera, fiquei pensando se era mesmo. Talvez, apesar de ser no braço esquerdo, fosse a tal LER ou tendinite)
Na sexta-feira de manhã ele me ligou dizendo que a dor estava insuportável e ia até o cotovelo e que doia também parte das costas. Sugeri um ortopedista.
E ele foi lá na cidade dele mesmo, no pronto socorro ortopédico. Um raio X, nada a declarar, o médico tascou o diagnóstico: tendinite. Sugeriu engessar e dar uma enjeção tipo sossega-cavalo, sabe? Pra tirar a dor.
Ele não aceitou. Ô lôco, tenho que voltar pra São Paulo ainda hoje, estou sozinho, não vou imobilizar e nem tomar a injeção. (Foi ao PS só pra perder tempo, poverello)
Já de noite em sua casa em SP, a mulher dele diz sem medo de errar: "Você tá com herpes". Ele se assusta e pergunta: "Você falou com ella?"
Enfim, depois de ter sido diagnosticado pela mulher dele e por mim, ele foi ao hospital, agora já em SP. Mal bateu os olhos o médico já disse: Herpes Zoster.
Injeção na veia, remédio via oral, pomadinha e tudo o mais. Menos de 24 horas depois, ele se sentia bem melhor. Ele vai ficar bom.

Quero explicar o porquê de eu estar contando isso: em primeiro lugar, pelo absurdo de alguns médicos, que já vão diagnosticando e resolvendo o caso, sem ter a menor certeza ou a menor noção. Tenho histórico de médicos que não sabem o que estão falando. Meu Deus, quanto mau profissional temos nessa área!
E em segundo lugar, porque a gente deveria saber mais sobre essa doença, a tal da herpes zoster. O importante é que seja diagnosticada cedo, para que o estrago não seja tão grande.
Ela é mais grave do que a herpes simples, que pode ser labial ou genital, porém não é tão contagiosa quanto, e uma vez adquirida a doença, ela não volta. A pessoa fica imune, ao contrário do herpes simples. (bem... há controvérsias sobre a imunidade)
Se você quiser saber mais sobre essa doença, leia aqui, aqui, ou aqui.

*Ella sou eu. E a mulher dele também tem CRM, hahaha, como eu.

3 Comments:

At 21/1/08 10:52, Blogger Vera Vilela said...

Eu nunca ouvi falar dessa doença, preciso me atualizar, meu CRM tá vencido.

 
At 22/1/08 11:30, Blogger Marcia said...

eu tenho a herpes labial, mas não imaginava que fosse assim tão grave.
Um primo meu curou essa aí com vacina contra catapora, será que ainda é assim

 
At 8/5/08 21:50, Anonymous Anônimo said...

MINHA MÃE TEVE HERPES ZOSTER DUAS VEZES, O QUE VC. DIZ NÃO OCORRER, ALÉM DO QUE DAÍ DECORREU UMA MENINGITE VIRAL POR HERPES, VINDO A FALECER

rcr

 

Postar um comentário

<< Home