06 abril 2007

Essa noite

Deitei pensando do tal "seqüeri" que minha avó rezava. E sabia que me lembrava de mais alguma coisa, mas não conseguia atinar o que era. Depois de um tempo na cama, lembrei que ela usava também a palavra "responso" ou "responsório" de Santo Antonio, que era o mesmo que "seqüeri". Não sei. Minha avó tinha umas palavras estranhas, talvez ela inventasse, como eu.
Mas o que eu quero contar mesmo é que agora vim até aqui e o que eu encontro? A Vera Luz Vilela me deixa no coments o "Responso" de Santo Antonio. Sintonia. Obrigada, Verinha!

Responso de Santo Antônio

Saiba quem busca milagres
Que os enfermos sara Antônio,
Afugenta o erro e a morte,
Calamidade e demônio.

Prisões e mares lhe cedem,
Saúde e coisas perdidas,
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.

Necessidades, perigos,
Faz cessar entre os humanos,
Diga-o quem o experimentou,
E mormente os Paduanos.

Prisões e mares lhe cedem,
Saúde e coisas perdidas,
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Prisões e mares lhe cedem,
Saúde e coisas perdidas,
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.

V. Rogai por nós, bem-aventurado Santo Antônio.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Alegre, Senhor, vossa Igreja, a intercessão votiva de vosso confessor, o glorioso Santo Antônio, para que se fortaleça sempre com espirituais auxílios, e mereça desfrutar os gozos eternos.
Por Jesus Cristo Senhor Nosso.