06 outubro 2007

Da Mensagem do dia, do Mar Baiano.

Desde quando "decepcionei" alguém, eu penso no quanto somos cobrados.
No quanto cedemos por cobranças que só nos fazem mal...
Fazemo-nos mal a todo instante, quando cobramos ou somos cobrados...
Não falo das despesas domésticas, dos impostos compulsórios, do ponto no trabalho.
Refiro-me a atenção que dedicamos uns aos outros e que - muitas vezes - achamos que é pouca a que recebemos e nunca é pouca a atenção que dispensamos.
Exigimos e somos exigidos a nos doar mais, amar mais, dedicar mais, trabalhar mais...
Aprendi que um arco sempre armado, tenso o tempo todo perde sua potência. É necessário ao arco um período de inação...
Lembro de um livro que li. Fui procurar suas palavras: "-É uma citação Zen, "Não Apresse o Rio, ele corre sozinho".
Para mim, significa deixar-se ir junto com a vida, sem tentar fazê-la ir para algum lugar, sem tentar fazer com que algo aconteça, mas simplesmente ir, como o rio;
e, sabe, o rio, quando chega nas pedras, simplesmente se desvia, dá a volta;
quando chega a um lugar plano, ele se espalha e fica tranquilo, vai se movendo junto com a situação em torno, qualquer que seja ela (...).
E eu acho interessante que há muitas viagens por rio aqui nas redondezas- não sei se você sabe- há o Rio Colorado e o Rio Verde, e o Dolores, e há muita gente que ganha a vida e passa a maior parte dela no rio, e para essa gente o título tem muito significado, porque precisam acompanhar o rio, ou então se metem em apuros.
Se o rio os leva desta maneira em água agitadas, não adianta tentar escapar daquela maneira - eles precisam ir junto, e por isso o título significa tanto."

- STEVENS, Barry. Não apresse o rio ele corre sozinho. São Paulo: Summus, 1978. 356 p. -

Lembrei da Irmã Irma, do Colégio Regina Mundi, que há alguns anos me "receitou" esse livro.

Irmã Irma é engraçado, né?

2 Comments:

At 6/10/07 21:31, Blogger Marcia said...

Mas já reparou que às vezes o rio corre rapido, às vezes fica lento, outras vezes tem correnteza, tem rodamoinho, tem fundo lodoso?
Tal e qual as pessoas, nós mudamos todos os dias, de acordo com as circunstancias, e nossa vida segue essas mudanças...daí que previsões nem sempre dão certo, bom isso é uma outra historia.

 
At 7/10/07 18:30, Blogger Amanda Herrera Massucatto said...

=-|

tô bege. eu ia escrever esse post. assim, com as mesmas palavras, mesmos sentimentos. eu ia!

vai ter sintonia assim lá no Brás.

hehehehe

 

Postar um comentário

<< Home