24 setembro 2010

Dia a dia

No início foi a conformação. Ele não sofreu, ele foi embora feliz, ele sabia que ia, ele deixou uma cartinha, etc. Os dias vão passando e a conformação vai caindo por terra, aos poucos a gente vai se inteirando da falta que ele faz. A gente vai percebendo que não foi um sonho ruim, que não vamos mais vê-lo. Eu não gosto de falar coisas tristes no blog, mas às vezes é necessário falar também de dores. Não queria que o B. que hoje está em Kopenhagen lesse o blog e se entristecesse mais ainda, ele que já está tão longe... mas também não posso deixar de falar aqui o que estou sentindo.
Hoje compreendo perfeitamente uma letra de música que sempre me tocou de alguma forma, mas que agora enxergo exatamente a angústia do autor: "naquela mesa tá faltando ele e a saudade dele tá doendo em mim".
Olhar o jardim, as roseiras, o portão, a entrada do carro que ele fez e que a gente reclamava tanto que era alta demais. A luz do terraço que ele compulsivamente apagava e eu dizia pra manter acesa. A teimosia sã que ele tinha. A pressa, a alegria, o modo de tratar todo mundo, as brincadeiras. Os telefonemas, a cumplicidade, os "eu te amo, pai" que ele respondia emocionado: "obrigado, fia". E a cada dia que eu chego lá e vejo tudo aquilo a dor aperta mais e mais e mais.
Pai, que saudades de você. Que falta você me faz. Que saudade da sua mão apertando a minha na rampinha do supermercado, que saudade das corridas loucas que você fazia junto com a mãe pra fazer as compras, sempre apressado.
-Pai, você tá torto. Tá doendo muito a perna?
-Não, fia. Tô torto de tanto carregar a sanfona.
Ele sempre tinha uma brincadeira, uma bagunça, uma farra.
Sempre um sorriso pra alguém e aquele olhar. Aqueles olhos azuis que eu não verei mais.
Pai, eu sabia que um dia você iria. Eu sabia que pela lógica os pais devem ir primeiro. Eu sabia também que ia doer muito. Mas eu não sabia que era tanto assim. É imensa a dor. Não dá pra mensurar.

Pai, que bom que fomos sempre tão amigos. Pai, que bom que a gente sempre se respeitou. Pai, que bom que eu pude falar tantos "eu te amo" quantos quis falar. Pai, que bom viver com você, ter você por completo, sermos de fato companheiros.
Pai, você amou meus amigos, você amou incondicionalmente seus netos, você que foi um super marido apaixonado pela minha mãe, você que sofreu comigo a perda do meu primeiro filho, não esmoreceu nem blasfemou, nunca reclamou de Deus, e até nessa hora me deu força.
Pai, tudo que eu falar sobre você será pouco diante de sua grandeza. Você com sua simplicidade nos ensinou muito. Eu tenho muito orgulho, pai, de ter um pouco de sua muita alegria, um pouco do seu muito bom humor.
Pai, pra sempre eu vou te amar. Pai!

Marcadores:

19 Comments:

At 25/9/10 08:47, Anonymous Anônimo said...

Você mesmo num momento difícil mostra a sua classe em escrever. Tenho certeza que vai emocionar outras pessoas, assim como me emocionei. Beijo com carinho. Lu

 
At 25/9/10 09:14, Blogger Vera Vilela said...

Li, Escrevi a resposta lá no meu blog e te mandei reservado também.

http://www.veravilela.com

Te amo

 
At 25/9/10 10:44, Anonymous Anônimo said...

Que lindo e triste seu texto, mas feliz de quem deixa tanta saudade assim, voce já escreve muito bem e melhor ainda quando deixa a emoção brotar, não acredito que alguém que te conhece consegue chegar até o final sem chorar. Minha querida amiga que Deus conforte seu coração todos os dias. 1000 beijos Vani

 
At 25/9/10 13:31, Anonymous Renata said...

Doeu em mim. Não quero mais voltar pra casa e deixar minha mãe (e a dor dela, que parece uma sombra).
Tia, não quero imaginar o seu pesar.

 
At 25/9/10 13:34, Anonymous Bruno said...

Não dá para não ficar triste... Ainda estou na fase de achar que foi um sonho ruim e que ele aparecerá a qualquer momento novamente, dando risada e perguntando porque estamos tão tristes. Na verdade ele estará sempre aqui conosco. As coisas que ele dizia, os ensinamentos (com toda a sua simplicidade), a alegria e os exemplos dele sempre estarão conosco. Agora vamos cuidar da Vó Linda, que é muito amada também. Bjos da Dinamarca, Bruno. PS: Por aqui tudo bem, nada fora do planejado. Aliás, existe uma possibilidade de eu voltar uma semana antes. Vamos aguardar as próximas notícias.

 
At 25/9/10 21:04, Blogger parla marieta said...

Oi, filho...
É isso mesmo. Vamos cuidar da vó Linda. Ela tá realmente muito necessitada do nosso conforto, do nosso amor.
Sim, ele sempre estará conosco. Sempre.
Beijos e a mãe fica aqui torcendo pra que você volte uma semana antes do previsto.
Te amo

 
At 25/9/10 21:05, Blogger parla marieta said...

Obrigada, Lu, amigo de todas as horas, amigo de tanto tempo. Bendita a internet que nos salva, e nos enche de gente boa como você.

 
At 25/9/10 21:06, Blogger parla marieta said...

Obrigada, Vani, obrigada Renata. Beijo as duas.

 
At 25/9/10 21:12, Blogger parla marieta said...

Vani
Nem sei se mereço seu elogio.
As palavras brotaram junto com as lágrimas.
Obrigada, obrigada, obrigada.

 
At 25/9/10 21:15, Anonymous Anônimo said...

Chorei, chorei, até ficar com dó de mim...

Amiga querida! Demorei pra conseguir voltar aqui e lhe escrever. Fiquei com um nó na garganta de ver a sua dor e me lembrar como isso é duro.

Querida....... só consigo lhe dizer que vai passar......e que consegui ver que muito do que vc é está no seu pai. Dói, mas um dia vc entenderá que ele ficou em vc, pelo seu jeito de ser.

Te amo

Vi

 
At 25/9/10 21:23, Anonymous Anônimo said...

Méuri, aqui da França, lendo seu lindo e emocionante texto chorei. Que palavras lindas e tão bem colocadas. Sei que a falta deve ser quase insuportável mas a você resta a placidez , a serenidade de ter tido e demonstrado tanto amor, respeito, carinho e reconhecimento pelo seu pai que soube a vida inteira do amor que você tinha por ele. Você sempre o amou e ele sempre soube. Isto conforta muito.
Beijos Méuri...............saudades sim, tristeza não!

Dalva Estela

 
At 25/9/10 21:59, Anonymous Anônimo said...

MINHA LINDA E QUERIDA AMIGA, QUE SORTE TIVE EU DE TER CONHECIDO O SEU PAPAI, NÃO DEIXE DE ORAR NUNCA PARA ELE, E NÃO DEIXE DE DAR UM SORRISO PARA SUA MAMÃE, NESSAS HORAS O SORRISO E AS ORAÇÕES NOS ALIVIAM.
SAUDADES É ALGO QUE VAI CRESCENDO,CRESCENDO E EXPLODE EM LAGRIMAS QUENTES, LÁGRIMAS QUE ALIVIAM MAS QUE NÃO CONSOLAM, É UM CRESCER SEM FIM, QUE A IMAGEM DO SEU PAPAI VAI INSISTIR EM PERMANECER DIANTE DOS SEUS OLHOS E PENSAMENTOS, E ESSA SAUDADES NÃO TEM COMO ALIVIAR COM UM ABRAÇO OU UM BEIJO, ENTÃO MINHA GRANDE AMIGA, SÓ TEM UMA COISA, FÉ EM DEUS E MUITA ORAÇÃO.
TE AMO MUITO
BEIJOS
CLAUDETTE

 
At 26/9/10 11:43, Anonymous Anônimo said...

Obrigada por partilhar conosco, Little.
beijo,
=^..^=

 
At 27/9/10 11:13, Blogger K said...

Faz tempo que nao venho aqui e quando venho.... força linda. Sabe, pensa como eu: ELE vôou, foi nas asas do Beija-Flor, está voando agora e vendo tudo mais colorido. Um beijo, do tamanho do seu coração!

 
At 3/10/10 17:04, Anonymous Mixi said...

Lindo, tocante, emocionante essa sua declaração de amor por seu pai.
Impossivel não se emocionar, voce foi uma previlegiada por ter pais tão especiais assim... uma lição de vida antes de tudo, pra se dizer "eu te amo" à vontade, sem medo, sem vergonha.
Feliz foi voce, que pode se despedir dele, ele te esperou voltar para partir, mais uma gentileza...comovente esse amor, esperança de um reencontro em outros planos, voce sabe.
Queria muito te abraçar e chorar com voce, quem sabe em breve.
bjs
Marcia

 
At 3/10/10 17:06, Blogger parla marieta said...

Ai, Mixi, se você soubesse como as palavras brotaram junto com minhas lágrimas.
Ai, Mixi, nunca pensei que pudesse doer tanto.
Eu sei, eu sei, do meu privilégio de tê-lo tanto tempo, e tão amigo, e tão querido.
Eu agradeço cada dia que vivi com ele, que ri, brinquei e cantei com ele.
Éramos muito unidos. E isso dói à medida que os dias passam, cada vez mais.
Que lindo isso que você disse: mais uma gentileza, esse amor... ele foi gentil, Mixi, até o fim.
Meu Mário, meu querido e velho Mario, Meu pai.
----- Original Message -----

 
At 3/10/10 17:07, Anonymous  said...

Li e reli suas msgs sobre seu pai.

Fiquei emocionada com tanto carinho, afeto e amor.

Não conseguia pensar em nada que chegasse sequer perto de tudo o que vc disse.

A Mixi falou tudo o que eu gostaria de dizer.

Faço minhas as palavras dela.

Espero q possamos nos ver em breve.

Bjssss

 
At 3/10/10 17:45, Anonymous Liriri said...

Que lindo isso. Fiquei emocionada. Sinto muito a falta do meu vô de olhos azuis tão lindos e sinceros.
Uma das melhores pessoas que já conheci na minha vida. Pureza de espírito.
Ele deve estar alegrado a todos lá no céu.
Eu o amava muito e me dá dor no coração de não ter dado o bisneto/a dele.
Fique bem, tá?!
Ele está olhando por nós.
Bj

 
At 7/10/10 10:14, Blogger Unknown said...

Que texto lindo, emocionante! Como você escreveu bem, Marieta...A gente lendo, parece que está vendo seu pai, este pai maravilhoso que vc descreve e ama tanto. A dor de sua saudade chega a doer na gente. Penso no meu pai, sem o qual não imagino ficar nunca...e me dá um arrepio.
Que seu coração fique em paz, com toda esta saudade dentro dele.

 

Postar um comentário

<< Home