Parla, Marieta!
...e como parla!
29 fevereiro 2008
28 fevereiro 2008
Ainda aproveitando minha cidade.
Ontem fui na "esquina" para um balaco básico. Pena que a Vivi na última hora avisou que não iria. Fez falta a menina. Ficamos lá os dois querubins, que por acaso estavam de vermelho, e eu, que para não "destoar" na cor tomei um campari.
Não conseguimos tirar fotos os três juntos e nem com o Gil, nosso garçom mais querido. A bateria pifou. Pena. Foi bom demais. Eu morro de preguiça de sair de casa, mas quando saio, não quero voltar. Foi ótimo.
"Areta, areta, ma non deruba."
"Me chama a mamãe"
Acupuntura
Na terça fui para a minha sessão de acupuntura, as 15 horas. Nunca mais marco a essa hora em dia de rodízio. Não pude usar o carro do O. e o Dr. Chinês que eu tanto amo, se atrasou. Saí de lá as 16:10. É perto, mas quase impossível levar menos de uma hora de Moema à minha casa. Se tivesse chovendo, não daria tempo de forma alguma. Bem, nesse dia doeu pra colocar as agulhas, doeu pra retirar, sangrou, etc. Ele me disse que quando a gente não está bem, tudo fica mais sensível.
E meu querido Doutorzinho não atente terças pela manhã. Minhas próximas sessões estão comprometidas. Ou marco na hora do rush, ou danço. Enfim, para a próxima semana tenho quarta e quinta.
E já que não estou em Cuba...
Decidi aproveitar a cidade. Logo na segunda-feira fui com a Cema e a Marcia do Mixiricando, almoçar no chinês do Morumbi. Frequento esse lugar há anos e adoro, adoro, adoro. A Letícia foi junto, mas como queríamos uma foto de nós três sozinhas, pedi pra Japinha (chininha) Chef segurar a Lê no colo e pro garçom tirar a foto. hahaha. A Mixi me achou muito folgada, disse que só faltava eu pedir pra tia japinha (chininha) me coçar as costas. Hahaha. Sou habitué, bem... a tia que me aguente.
Esta coisa indecentemente maravilhosa é o Protheus, cão dono da Mixi.
27 fevereiro 2008
Sabrina
Acabei de assistir "Sabrina" de 1954 e o mais legal de ver esses filmes antigos, é assistir aos extras do DVD. Impressionante. Jamais saberia que foi o segundo filme de Audrey Hepburn, sendo que o primeiro foi "A princesa e o plebeu" que eu amei de paixão, e que o ator Cary Grant , foi substituido de última hora, por Humphrey Bogart (que até então só tinha feito papeis de vilão ou de homens insensíveis).
Sabrina, 1954) » Direção: Billy Wilder» Roteiro: Billy Wilder, Samuel A. Taylor, Ernest Lehman» Gênero: Comédia/Romance» Origem: Estados Unidos» Duração: 113 minutos» Tipo: Longa
» Sinopse: Sabrina Farchild (Audrey Hepburn) é filha do chofer da família Larrabee, cujos filhos são os opostos em pessoa. De um lado, Linus (Humphrey Bogart) é totalmente voltado ao trabalho. De outro, Davis (William Holden) é um playboy por natureza. Após passar dois anos em Paris, Sabrina retorna à mansão dos Larrabee, como uma nova mulher, elegante, sofisticada, madura. Ela desperta a atenção dos dois homens e, quando percebe, já está envolvida num triângulo amoroso dos mais complicados.
26 fevereiro 2008
25 fevereiro 2008
Da série emails fofinhos
Torquato era assim com a Lilica. Quando decidi recolher a Lilica, o Tor era sozinho e tive receio de ele ficar com ciúmes, então pus tudo de dois, duas tijelinhas de carne, duas caixas pra dormir.... Fui, peguei a Lilica esfomeada e pus os dois lado a lado com seus pratinhos de carne moída. A Lilica acabou a dela e foi direto pra dele, que simplesmente deu um passo para o lado e ficou olhando ela acabar com tudo . . . depois eu a pus pra dormir na caixa cheia de panos e ela, cansada da vida dura da rua, se refestelou e logo logo já estava dormindo.... o Torquato a postos, sentado fora da caixa a velá-la por horas . . . e assim foi por mais 10 anos. Ele venerava a Lilica. Coisa linda demais.
=^¨^=
24 fevereiro 2008
Gata em teto de Zinco quente, 1958
Direção: Richard Brooks» Roteiro: Tennessee Williams, Richard Brooks» Gênero: Drama» Origem: Estados Unidos» Duração: 108 minutos» Tipo: Longa» Trailer: clique aqui
Não é necessário dizer que o melhor do filme são as interpretações. E estas são boas por dois motivos, especialmente: (1) os atores realmente são geniais e (2) os diálogos entre eles são excelentes. Por ter sido originado de uma peça teatral, claro, é mais óbvio que os diálogos sejam a parte mais forte do roteiro, e não as situações em si (embora estas sejam sempre bem estruturadas também). Elizabeth Taylor estava em alta na carreira, e tinha muito mais a mostrar que sua beleza (fascinante!) e Paul Newman estava apenas começando a aparecer para valer para seu público. Hoje - todos sabem - ambos são lendas ainda vivas do cinema de Hollywood.
Trecho da crítica, que achei muito legal. Se quiser ler mais: aqui
E eu? a-do-rei! Não tanto quanto "Alguém morreu em meu lugar", mas é gosto pessoal, né? Estou na fase "antiguidades"
O despertar de Frida
*minha máquina "nasceu" com esse defeito. Algumas fotos saem remontadas, coisa estranha. Não sei ainda se é um problema da máquina ou do cartão de memória.
Marcadores: O despertar de Frida
Alguém morreu em meu lugar
Filmaço! Acabei de assistir. Esse eu nunca tinha visto. Amei milhões. Bette Davis já uma senhorinha (a impressão que eu tenho dela é que sempre foi velha), mas im-pe-cá-vel. (como diria o tio Ronivão) Amo filme noir. Até pensei que fosse ainda mais velho. É um filme recente, se comparado aos que tenho assistido.
Dead Ringer (1964)
Gênero
Suspense
Diretor
Paul Henreid
Elenco
Peter Lawford , Bette Davis , Karl Malden
Sinopse
Mulher amarga e vingativa reencontra sua irmã gêmea que acaba de ficar viúva do homem que vinte anos atrás as duas disputaram.
Ano 1964
Origem EUA
Cor P&B
23 fevereiro 2008
Do orkut de uma amiga:
"Antes de ser mãe ninguém nunca vomitou nem fez xixi em mim, nem me beliscou sem nenhum cuidado, com dedinhos de unhas finas. Antes de ser mãe eu dormia a noite toda. Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam. Eu nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha. Eu nunca fiquei sentada horas e horas olhando um bebê dormindo. Antes de ser mãe eu nunca segurei uma criança só por não querer afastar meu corpo do dela. Eu nunca senti o meu coração se despedaçar quando não pude estancar uma dor. Eu nunca imaginei que pudesse amar alguém tanto assim. Eu não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança. Eu não imaginava que algo tão pequenino pudesse fazer-me sentir tão importante. Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes por eu ser agora um alguém tão frágil e tão forte ao mesmo tempo."
21 fevereiro 2008
Finalmente
Depois de voltar de Cuba, a primeira visita que faço. (casa dos meus pais não conta, né? Acupuntura também não, né?)
Estou aqui na casa da Cema. Muitas saudades. A Letícia está linda e charmosa. Manda beijinhos, bate palminhas, mexe na bolsa da tia e faz requebradinhas. A Gabi chegou da escola e está charmosérrima com seus novos óculos cor-de-rosa.
A Cema é um caso a parte. Minha amiga, minha irmã. Não tem jeito, acho que nosso caso é mesmo pro resto da vida, hehehe.*
.
*Ela e o bem dela, claro, Reginalllllllldo.
Veja aqui!
Na visão de Rita, mais alguns episódios da série "nós em Cuba":
No blog "A vida é filme" Rita faz um relato delicioso sobre nossos 12 dias na Ilha de Fidel. Como ela é fidelíssima (nossa, parece trocadilho) aos fatos e tem uma memória fantástica, recomendo que leiam. Até agora em nada discordei do que ela diz lá.
Como já disse, andei meio perdida, e agora perdi a vergonha de vez: vou aproveitar o diário de bordo da menina, e colocarei aqui mais algumas fotos e comentários, como tenho feito.
Hoje recebemos aqui em casa o Luli, e agora sim, juntamos todas as nossas fotos. São muiiiitas fotos. Fiz um jantarzinho gostoso e nos divertimos muito. Lulli saiu daqui de casa já passava de duas da manhã. Tentei fazer o famoso arroz da cozinha criolla moros y cristyanos. Acho que deu certo. Vou dormir (quase 3h) e pela manhã vejo se as fotos do jantar ficaram boas e posto aqui. O arroz cubano e o arroz feito por mim. Vá bene?
Cris K., voce deveria ter vindo.
19 fevereiro 2008
E o Kassab?
Que resolveu proibir cigarrilhas e charutos em locais fechados, ainda que tenham "fumódromo"? Sou totalmente a favor, claro. Aliás, ele deveria proibir cigarros comuns também. Quer fumar? Rua!
Mas pô... tinha que ser na semana que eu voltei de Cuba com uma charmosíssima caixa de cigarrilhas e UM (eu disse UM) puro cubano? E cohiba!
Fidelito renuncia
E pensar que semana passada eu poderia saber a notícia estando lá, perto do "home". Queria tanto ver a reação do povo...
Se quiser ler mais, leia aqui, no UOL:
ANIVERSÁRIO
Com beijo especial para a amiga de signo e de blog, Sandra do Céu Terra Mar.
FELIZ ANIVERSÁRIO, Sandrucha!
18 fevereiro 2008
E a maior
Pela primeira vez na sua longa vidinha de 5 anos, Isabel me trouxe de presente um camundongo.*
Diz a Cris K. que foi presente de aniversário pra mim.
:o))
Claro que tenho fotos, mas não acho. Socorro, Cris K. Eu mandei as fotos, né? Não estou encontrando. Pffff.
*Chamei o bichinho de "rato" e levei um pito da Cris K. Camundongo, Little. Camundongo!
Na minha ausência
Quanta coisa muda em 13 dias, não?
Numa comparação:
-Frida aprendeu a tomar água diretamente da torneira
-Clara e Frida dormem juntas e "se" dão banho.
-Surgiu um aquário no "quarto da rainha" e tanto Frida quanto Isabel adoram "namorar" os peixes.
-Friducha cresceu e está cada dia mais loira.
-Clarinha vai ao veterinário amanhã. Está com os olhinhos lacrimejantes. Não creio que seja rinotraqueíte, como teve a Frida, mas não está bem.
-Surgiu um aquário no "quarto da rainha" e tanto Frida quanto Isabel adoram "namorar" os peixes.
-Friducha cresceu e está cada dia mais loira.
-Clarinha vai ao veterinário amanhã. Está com os olhinhos lacrimejantes. Não creio que seja rinotraqueíte, como teve a Frida, mas não está bem.
Barato cortado
Eu cheguei toda animada, toda feliz da vida, doida pra ver minhas fotos e as fotos dos meus amigos e postar, postar, postar. Postar tudo que me fosse possível, contar as histórias vividas em Cuba, especialmente em Havana, falar das pessoas, dos bichos, do transporte, do dinheiro oficial e do dinheiro "inventado" e de tudo o mais.
Mas perdi o embalo por conta das coisas que aconteceram na minha ausência. Não é que eu esteja falando isso aqui pra vocês falarem ohhhh, pobrezinha, como sofre. Mas pra que vocês entendam que estou meio sem direção, cortaram meu barato, não consigo dar sequência às ideias, mas prometo que ainda vou tentar.
É que eu acho que quando a gente chega de uma viagem, deve ir no agito das idéias e mandar bala, e conforme o tempo passa, vai perdendo a graça. Não que passe o encantamento, claro que não, mas que passe o momento, entendem? Mas prometo pra mim mesma, que ainda vou tentar. Estou olhando de novo e calmamente as fotos (algumas belíssimas) e vou me inspirar. E ordem cronológica pra que, meu rei? Vou falar o que vou lembrando, vá bene?
Nota: Por isso é que tenho falado pra irem visitar o blog da
Bzebs Ela está contando tudo, com detalhes, suas opiniões e fotos. Não percam.
16 fevereiro 2008
Se fuê
O horário de verano. Adios! Lo siento. Nesse momento, Isabel dorme do lado do monitor, Frida dorme dentro da gaveta (coisa mais linda, mas tô sem vontade de descer e pegar a máquina) e Clarinha tá no quarto com o O. Essas crianças alegram a minha vida.
15 fevereiro 2008
Emails fofinhos
Della pra elle (com autorização, claro)
Olass!
Eu, Luli e tu madre, estamos muy bien. Habana eh pobre e linda, feia e intrigante.
Muitos beijos pra vc, meu querido.
Estou com saudades.
Descemos no aeroporto de Panamah, uauauuuuuu
E vimos o Canal do Panamah, MARAVILHOSO.
Sua mae tem sido uma EXCELENTE companhia.
Luli foi pra Amazonia e voltou meio ferrado. Todo lugar que a gente chega ele quer logo sentar pra descansar. Mas tb eh excelente cia.
As fotos estao ficando maravilhosas.
Tentei comprar uma outra bateria no Panamah, mas nao tinha. Mas a bateria DURA MUITO e tenho a maquina da sua mae e do Luli.
Caio, sem duvida alguma, isso aqui eh uma aventura muito, muito diferente de tudo ou qualquer coisa que vc possa imaginar. Temos feito muitas loucurassssss. Depois te conto os detalhes. O povo cubano eh maravilhoso. Jah sabemos agora como dispensar os mais xeretas que querem nos guiar. Se tem dentes de ouro, eh melhor sair fora logo pois eles sao folgados.
Vi o canonazo, cara. que susto buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm
Lindo, lindo.
Vc tem que vir a cah. Sem preconceitos.
A cidade evoluiu muito desde que sua mae esteve aqui.
Soh de escrever este email jah fico arrepiada de emocao por estar aqui.
Nao se preocupe, estamos MUITO BEM.
(mas eu estou com muita saudade de vc, amo amo amo amo)
E como vc estah?
E seu pai? (sua mae quer saber)
manda beijo pra todo mundo.
Do Mar
Se Ia não fosse o que Ia é
Ia não seria o que Ia queria ser.
Então Ia não iria por onde Ia vai.
14 fevereiro 2008
13 fevereiro 2008
Meu aniversário, cheguei!
Fiz aniversário dentro do avião, que pousou em Viracopos as 22 horas (chegou meticulosamente no horário) e ficamos mais ou menos 3 horas parados em Campinas, pois Cumbica estava com tráfego aéreo. Ao final desses quase 180 minutos de calor e irritação, decolamos para Cumbica, onde O. e C. me esperavam.
Fiz uma viagem incrível. Foi maravilhoso, virei Cuba de ponta a ponta, de Havana a Guantanamo e Baracoa, que é o extremo da Ilha.
Muitas histórias pra contar, ainda estou tentando assimilar a volta e organizar as idéias. Nem sei se vou conseguir passar aqui toda a emoção e grandiosidade da viagem.
Havana é diferente e intrigante. Uma coisa de outro mundo mesmo. Havana musical, Havana dos amores e das dores. Havana dos contrastes, da alegria e da tristeza. Havana de gente boa, de gente resignada e de gente indignada. De gente feliz e dinâmica, mas também de gente devagar quase parando.
Havana, assustadora Havana.
Havana, apaixonante Havana.
Tudo numa cidade só, num só país, "a" Ilha.
Meus parceiros de viagem, nossa... nem sei como falar. Foram 12 dias sem nenhum desentendimento e de muita cumplicidade. Afinal, tínhamos o mesmo interesse: a história.
Como estou meio devagar, quem quiser já pode ir lendo as aventuras de L.R.M*. no endereço da "", a "noradrasta". Onde? : Certamente ela vai contar melhor que eu, tão empolgada e feliz está.
Porém, como nada é perfeito, tive algumas más notícias hoje de manhã. Coisas que aconteceram por aqui, nada felizes. Meu presente de aniversário, fazer o que? Só me resta pensar (apesar de odiar Pollianas) que tudo passa, até as uvas, e esperar a poeira baixar.
O engraçado é que durante esses dias em Cuba eu pensava que pela primeira vez em anos, não tive inferno astral, muito ao contrário. Mas, doce ilusão. Ele veio com certo atraso, mas veio. Resta agora enfrentar e pensar que se nada aprendi com uma viagem feito esta, então, a vida não tem sentido.
Portanto, "bora" pra frente. Afinal temos um compromisso: sermos felizes, apesar de tudo, e SEMPRE.
(Hasta la vitória, siempre. Tche)
*Luli (Ricardo Barato) (do "") e Marieta (essa que vos fala).
**E a todos que me escreveram, ligaram, "orkutaram" ou mandaram torpedos de feliz aniversário, o meu carinho. Responderei a todos, aguardem.
Marcadores: La Habana