29 outubro 2009

Adriana Nasceu!

Clara como a luz do sol, cabeluda, bochechuda. Nasceu as 21 horas com mais de 3 quilos a Adriana, irmã da Letícia e da Gabriela, filha do Digo e da Alê e neta dos meus amigos Cema e Reginaldo. Uma alegria imensurável.

Adriana e sua primeira mamada. Peito de mamãe, coisa melhor do mundo.

Adriana "enfagotada". Adoro esses fagotos (charutinhos, pacotes) que fazem com os bebês.

Adriana já toda vestidinha de rosa, como manda o figurino de mulher. Linda!
Parabéns, muitas bênçãos pra essa menininha linda. Não vejo a hora de connhecer.

Marcadores:

O mar

O mar do arquipélago. Lindo demais, o meu peixão.

Pra você!

Mas agora você tem que se cuidar, minha querida.
;o)

MO da Guarda

MO, minha Super-Nani, minha Anjo da Guarda maior: Obrigada por tudo. Quantas vezes ainda vou lhe agradecer? Tantas quantas eu puder não serão nem uma milésima parte. Que Deus lhe dê muita saúde, muita paz e que você encontre nas pessoas o mesmo bem que encontrei em você.
Te amo até que Deus envelheça. *

*parafraseando Cema
**MO é das pessoas mais prendadas que conheci na vida. Ela faz de um tudo. E não sei não... acho que ela ganha da "Bombril", a Vani das mil e uma... hihihi.

Prontofalei!

As coisas aqui vão muito bem, graças a Deus.
Mas ainda estou usando o andador.
Ainda estou usando a cadeira higiênica.
Portanto, não é possível sair de casa, até o dia 17 de novembro, que tenho retorno no meu médico, e talvez ele me autorize a andar de outra forma que não seja com o andador.
Eu me sinto muito bem, sem dores, mas é uma barra, viu?
Preciso de ajuda constante, pra calçar as meias de compressão (não posso ficar sem) e vestir a roupa de baixo (não posso me abaixar de maneira alguma).
Sinto que posso andar, já. Mas por ordens médicas, não posso ainda soltar todo o peso na perna direita.
Às vezes tenho vontade conversar muito, ver as pessoas, mas sei que todos têm seus afazeres e por outro lado, não tenho privacidade.
Estou bem, agradeço a Deus a todo momento. Mas estou muito cansada. Já se vão 40 dias de cirurgia e eu aqui. Repito: não me queixo, mas depender das pessoas é algo muito constrangedor*. Embora eu vá sozinha ao banheiro, tome banho sozinha, preciso de ajuda. E desço as escadas, já, mas também preciso companhia pra subir e descer.
Eu estou numa briga constante pra manter meu peso (que já não é o ideal pro meu corpinho) pra não sair daqui ao invés de andando, rolando.
Mas não é fácil. Tudo que eu tenho pra fazer é ver tv, ler e comer.
Uso o computador, mas até o dia 4 (falta pouco) de novembro ainda sento a 60 graus, meio deitada. Depois dessa data, vou me sentar normalmente (90 graus) e aí talvez eu use mais a "máquina".
Tenho vontade de comer tudo o que me trazem, e não me trazem pouca coisa.
Eu tenho bom humor e alegria mas não é fácil manter isso 24 horas por dia, e as pessoas me cobram. Não posso ficar triste, não posso chorar, que já vêm me cobrando (sei, sei, é tudo por amor) que eu tenho que levantar as mãos pro céu, etc, etc, etc. Entendem? Me deixe chorar, me deixe ficar em paz uma horinha por dia, peloamordedeus.
Além do mais, tenho outras preocupações, que não as minhas mesmo.
Enfim, queridos... apenas e tão somente um desabafo.
Cobram meu humor, eu tenho que rir o dia inteiro pra mostrar que eu sou grata por estar me recuperando bem.
E eu sou grata mesmo. Mas quero ter o direito de ficar quieta um pouco. Pensar na vida e chorar quando tenho vontade.
O. tem o jeitinho dele. B. voltou da Turquia e em uma semana vai pra Buenos Aires trabalhar de novo. C. vai pros EUA dia 7 de novembro, também trabalhar e o F. voltou de Fernando de Noronha ontem. Já já volta pra Campinas.
E quando o meu veterinário, ops... meu ortopedista, me libertar da cadeira higiênica, eu vou sair de casa, porque levar a parafernália junto, ninguém merece. Enquanto isso, fico por aqui mesmo. O andador, eu tiro de letra, mas a cadeira ainda não estou preparada.
Prontofalei!

Meu blog é um canto bem humorado, mas tem seus altos e baixos, né? É isso! Se eu não falar aqui...

*Não sou orgulhosa, não. Preciso e aceito ajuda. E agradeço às pessoas que estão no meu caminho fazendo o que podem e o que não podem por mim. Aliás, meu agradecimento jamais será o suficiente para seres tão especiais.

Marcadores:

27 outubro 2009

Yo tengo

Una Super Nani... ahá!

26 outubro 2009

Calça de veludo, ou bunda de fora.

24 outubro 2009

Obrigada, Minha Mãe

Ele chegou muito bem, graças a Deus. De Izmir na Turquia, a Munique na Alemanha, com conexão para São Paulo. Foram 26 horas, com jet leg e tudo.
Mas ele está bem, e muito feliz. Obrigada, Maria, Nossa Mãe Protetora, por ter trazido de volta meu Bruno bem. Amém.

22 outubro 2009

Provérbio

"Boa romaria faz quem em sua casa fica em paz."

B. de volta...

...Hoje é o último dia aqui na Bosch Turca.
Amanhã sai o meu vôo de Izmir para Munique e depois de Munique para São Paulo.

...

Nossa Senhora, Nossa Mãe, acompanhai o Bruno. Que ele venha em segurança e paz.
Saudades, filho. Muitas saudades.

Marcadores: ,

21 outubro 2009

Parole, parole, parole.

A vida é muito doida.
Só que eu nunca dei tanto valor pra sair de casa como estou dando nesse mês, aqui dentro, sem ver a rua.
Sonho todas as noites que estou caminhando.
Não vejo a hora de pisar meu pé no chão, tirar essas meias de compressão.
Mas a cada dia que passa me sinto mais fortalecida e com a certeza de que em breve estarei fazendo tudo que gosto e em cima do salto.
Não é fim do mundo, mas também não é fácil. É muito complicado você depender dos outros pra tudo. Mas não reclamo e nem me queixo. Felizmente descobrimos o que era (viva o Dr. Luiz Alberto, serei grata eternamente, por mais que ele diga que é o trabalho dele) e há um mês estou sem dor.
Convalescendo, com uma limitação temporária, mas sem dor.
Meus amigos e minha família são a minha força.
Obrigada, queridos.
=^¨^=

Marcadores:

Hoje faz um mês

Viva! Um mês que fiz a artroplastia. Estou a cada dia melhor, graças a Deus e à força que recebo da minha família e dos meus amigos, verdadeiros anjos da guarda. Estão de plantão por tempo integral, com carinhos, agrados, presença, telefonemas, emails, torpedos, etc. Sou muito grata e 90% da minha força vem de vocês, meus queridos. Seria ingrato eu citar nomes, posso esquecer de algum nome e todos são muito importantes.*

*Tem até Anjo da Bahia, do Rio de Janeiro, de Natal ligando. Carinho, carinho, carinho...

Marcadores:

Vejam se eu tenho razão

As duas dormem com a MO. Eu aguento? Me morro de ciúmes e de orgulho. Nos primeiros dias depois da cirurgia, não me largavam e até brigavam por um lugar ao meu lado. Agora, a Frida dorme num "cutcho" do lado da cama e a Isabel, cara de pau, dorme em cima literalmente da Maria Odete.
Só me resta olhar da minha cama e admirar, cheia de amor e carinho por essas três.

Marcadores:

Flagra da Maria Odete.

Frida. linda e loura em primeiro plano. Isabel, linda e negra ao fundo, passeando no telhado do vizinho.
Flagrante super inspirado da Maria Odete. Aliás, acho que Frida e Isabel, já são donas dela, tamanha a intimidade.
Confesso que isso tem me deixado enciumada. Mas o orgulho do amor entre elas (MO, Frida e Isabel) é muito maior que meus ciúmes.
A Clarinha também gosta muito dela, mas não se mistura às outras. Tontinha...

Marcadores:

Diálogos domésticos urbanos

-Hoje faz 21 anos que me enfusei.
-O que, Maria?
-Me enfusei. Tô enfusada há 21 anos.
-O que é enfusar?
-Não sei direito, mas "deve que" é uma palavra feia. Uma coisa ruim.

E o diálogo continuou, até que eu descobri que "enfusar" é casar, no baianês particular da Maria e família.
Hoje ela faz 21 anos de casada. Conversamos bastante e entendi que "enfusar" é pejorativo de casar. Ou seja: quem faz a merda de casar, se enfusa.

Marcadores:

Mas o que eu gostaria de comentar é o preconceito que os alemães em geral têm em relação à nós, brasileiros. Incrível como eles não tem absolutamente nada de positivo para falar do nosso Brasil! E detectei também que em suas excelentes escolas e exemplares famílias (ironia) não ensinam que não se deve criticar uma nação quando há um representante dela sentado à mesa!!! Cansei de ouvir que é melhor dirigir o carro e deixar o motorista no banco de trás, assim é o motorista que será raptado nas ruas brasileiras; cansei de ouvir que brasileiros utilizam o horário de almoço para ir ao motel com colegas de trabalho; cansei de ouvir que aqueles que vem morar no Brasil precisam de seguranças armados e que moram em prisões - cercados de grades por todos os lados; cansei de ouvir que quando estão no Brasil andam todos em grupo, bem próximos uns dos outros, para minimizar o risco de serem assaltados. E eu pergunto: eles estão errados??? Exceto pelo horário de almoço em motéis, que achei um verdadeiro absurdo...
B

Comidinhas

Olá!!!!!! Tubo bem por aí? Por aqui tudo tranquilo!!!

Demorei para mandar outro e-mail porque o tempo está ficando curto aqui... A auditoria termina na próxima quinta e ainda tem muito coisa pendente - aumenta a quantidade de reuniões, discussões, relatórios, etc. O pessoal me disse que é sempre assim.

Ontem fomos jantar em um restaurante muito bom aqui, convidados pelos diretores da fábrica. Nossa, que comida boa! Foi o melhor polvo que já comi na vida e talvez o melhor peixe... O peixe veio "pegando fogo", envolto em uma crosta branca que eu não sei o que era. O garçom apagou o fogo e serviu todos. Estava maravilhoso mesmo!

Dá uma olhada no site do restaurante:

http://www.sipari.com.tr/

Izmir

...Saindo do hotel e andando cerca de 1Km tem uma "praia". Coloco as aspas porque não tem areia - é como se fosse um muro separando a rua do mar. Na beira da praia tem uma série de barzinhos e lugares para comer, mas todos têm invariavelmente a mesma coisa: kebab - o nosso churrasquinho grego - ou outras coisas feitas com carne estranha, tomate e pimenta. Então paramos em um lugar que a L. jamais pararia para comer um lanche. Lembro muito dela aqui - é impossível mudar o tipo de comida e tenho certeza que ela estaria passando fome nesse lugar... As coisas até que são gostosinhas, mas estamos esperando para ver quem será o primeiro a passar mal (hehe). Como não é uma cidade turística, é quase impossível encontrar cozinha internacional . E a alemãozada gosta desses kebabs.
As ruas são um capítulo a parte... Muita bagunça, muita sujeira, muitos gatos e cachorros vagando. O trânsito é caótico aqui no centro da cidade - pessoas buzinando a todo momento, fechando cruzamentos, motos andando pela calçada, etc. Em resumo, não é legal. Amanhã vou sugerir uma viagem no final de semana, para irmos a um lugar turístico com outras opções para variar um pouco - afinal a volta está distante.
Bjos e mande notícias sobre a recuperação!!!

Marcadores:

Emails fofinhos e atrasados que recebo.

Tenho lido só os últimos emails, por motivos óbvios. Mas agora, como estou bem melhor, dou uma abusadinha. Achei este email fofinho, do dia 28 de setembro, quando eu estava recém operada:

Oi Mãe!!!
Se você ler este mail é sinal que já está bem e em casa!!! É isso? Me fala como estão as coisas, como vai a recuperação, etc.
Cheguei na Turquia... gostei do quarto do hotel, mais do que o alemão. Só que a localização não é legal e a cidade não tem nada de turística. Mas chegamos ontem a noite e não deu tempo de conhecer ainda. Acho que só teremos tempo no final de semana.
Viemos hoje para a Bosch, gostei da planta e das pessoas. Até agora tudo muito bem. Sabia que eles têm duas pausas oficiais para tomar chá??? E o chá é aquele que conhecemos: o copinho de vidro diferente, o sabor, a cor... Vou tomar muito chazinho!! :)
Ah, o fuso é de 6h agora - estou 6 horas "na frente". Beijos e inté! B.


*Parece mentira, mas meu menino AINDA está em Izmir, na Turquia. Ele foi dia 19, eu internei dia 20. Estou com tanta saudade... Ele volta sábado, dia 24. Não vejo a hora de vê-lo, e peço que Nossa Senhora cuide de sua volta.

Marcadores: ,

15 outubro 2009

Fecha os olhinhos pra mamãe, fecha!

Marcadores:

14 outubro 2009

Minha visão




Não tenho técnica para fotografar, mas adoro. Uma das coisas que está nos meus planos* é fazer um curso de fotografia. Sei que tenho sensibilidade, mas nada de técnica. Amei o modo como eu via as gérberas da minha cama. Espero que vocês também gostem, pois são para vocês.

*assim que eu voltar a dirigir e andar sem ajuda. E está muito perto.

Marcadores:

13 outubro 2009

Duas rosas

Elas são duas rosas. Ambas têm rosa no nome, mais do que isso, elas têm a suavidade, a beleza e a personalidade da flor.
A rosa Rosana Corderosa é minha amiga há 20 anos. A rosa Maria Odete Rosa é minha amiga há 2. Ambas se conhecem e se gostam. E as duas fazem aniversário hoje.
Obrigada, Rosana, pela amizade fiel de tantos anos. Obrigada, Maria Odete, pela amizade fiel e sólida, pela ajuda, pelas ações diárias. Eu diria que você é um Anjo da Guarda materializado em forma de amiga, que Deus me enviou na hora "G".
Amo vocês, obrigada por tudo. Hoje só posso desejar que vocês sejam muito felizes, que realizem todos os seus sonhos, que conservem a harmonia que conquistaram através dos anos em suas vidas. Que conservem o bom humor, a alegria, a paz.
Quando eu crescer quero ser como vocês. Um dia eu cresço. Um dia eu chego lá.
Obrigada por fazerem parte da minha vida. FELIZ ANIVERSÁRIO, MENINAS ROSAS

Hoje a Cema ligou cedinho (parece que ela estava adivinhando o post) e perguntou: "Que cor é a MO?" - e eu respondi: -"Branca!"

Marcadores:

Aniversariantes do dia


Corderosa (esquerda) e Branca (no meio) FELIZ ANIVERSÁRIO!

12 outubro 2009

Gato Gatinho


O ROM ROM DO GATINHO

O gato é uma maquininha que a natureza inventou;
tem pêlo, bigode, unhas e dentro tem um motor.
Mas um motor diferente desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato não é um motor elétrico.
É um motor afetivo que bate em seu coração
por isso ele faz ron-ron
para mostrar gratidão.
No passado se dizia
que esse ron-ron tão doce
era causa de alergia pra quem sofria de tosse.
Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ron-ron em seu peito não é doença - é carinho.

De Um Gato Chamado Gatinho,
livro de FERREiRA GULLAR.

07 outubro 2009

"tout passe, tout casse, tout lasse”

06 outubro 2009

Reflexo Atrasado

Agora todos vão saber que a Capital do Brasil não é Buenos Aires, e sim... o Rio... kkkkk

Marcadores:

05 outubro 2009

Fiéis escudeiras

Enquanto estou no banho, Frida assiste um filminho. Hehehe
As duas (Isabel e Frida) me fazendo companhia. Clarinha só veio uma vez, e com o O.


Marcadores:

Tratamento Vip

Foto by F., comidinha by MO. Posto a foto mínima, pois não estou muito bem na fita, mas eles fazem questão que eu mostre.
Não falo? Cercada de Anjos de Guarda.

Hoje, no Jô.

Marcos - o goleiro do Palmeiras desde 1992 é carinhosamente chamado de "São Marcos" pela torcida. É considerado um dos maiores jogadores da história do clube e em toda sua carreira vestiu apenas a camisa alviverde. http://programadojo.globo.com/

Não dá pra perder, galerinha palmeirense: Clau, Corde, Bru Valonne, Marcelo, meus querubins, Liriri e outros (a memória me trai)* que gostam do sósia do C. Ou seria o C, sósia do Marcão? Meu C. é muito mais jovenzinho... mas tão lindo quanto.

*não é bem a memória que me trai, é que teclar de pé, não me deixa pensar direito. Viu, Cris K.?

Marcadores:

04 outubro 2009

Exercitando II

Tenho os meus problemas como qualquer pessoa. Alguns sérios, outros nem tanto.
Como humana que sou, carrego mágoas e algumas marcas.
Tenho algumas feridas já cicatrizadas. E essas cicatrizes me lembram a todo momento as dores que já vivi.
Há coisas difíceis de esquecer. Mas há também aquelas pequenas dores que ficam hermeticamente guardadas dentro da gente.
Sempre tive grande alegria de viver. E tenho em mim a certeza de que quando isso tudo acabar, minha alegria de vida será ainda maior.
Estou nestes dias fazendo verdadeiros exercícios. Exercito minha paciência, meu humor, meu amor pelas pessoas e principalmente minha alegria.
Tenho a certeza de que os dias que estou vivendo, farão de mim uma pessoa melhor.

Exercitando

Entra na minha casa, entra na minha vida, me ensina a ter santidade, faz um milagre em mim*.

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.


*O milagre de aprender a ficar calada.

Salve São Francisco


Marcadores:

Meus amigos, meus amores, meus anjos:

Ainda não dá para responder emails. Chego perto do computador e nã0 consigo ficar mais de 5 minutos. Mas todos serão lidos e respondidos aos poucos.
Entre uma coisa e outra, um post antigo:

Ai daqueles
Paulo Leminski

Ai daqueles
que se amaram sem
nenhuma briga
aqueles que deixaram que a mágoa nova
virasse chaga antiga
ai daqueles que se amaram
sem saber que amar é feito pão em casa
e que a pedra só não voa
porque não quer
não por que não tem asa.

02 outubro 2009

Socorrooooooo!

Veraaaaaaa!
Linka aí "As Aventuras da Catraca" no Encantando o Tempo.

Santo Anjo do Senhor

Minha mãe esteve aqui e me disse que hoje é o dia do Santo Anjo.
Como estou cercada de anjos o tempo todo, e sempre é tempo de agradecer, quero aproveitar a data para falar de dois anjos especiais: Vera Luz e MO*, que são presenças constantes.
Hoje a Vera retornou para Baurú e deu entrada na minha casinha a MO.

*Faço questão que vocês leiam as aventuras da "catraca" no Encantando o Tempo

Marcadores:

01 outubro 2009

Emails fofinhos internacionais que recebo.

Vou contar um pouco do quarto do hotel hoje... O banheiro é legal e o chuveiro muito gostoso, daquele tipo que não dá vontade de sair do banho. A cama é um pouco dura, mas o cansaço faz a gente nem perceber esse detalhe. Falando em detalhe, cada noite é uma surpresa (rs). A janela fica voltada para a rua, ou seja, no começo da noite eu fico escutando as conversas em turco e a televisão alta dos restaurantes; no final da noite e início da manhã escuto o cara chamando todo mundo para rezar do alto do minarete de uma das milhares de mesquitas por aqui. Você deve lembrar daquele megafone horrível... 6 horas em ponto ele tá cantando! Não preciso nem de despertador - rs.

A conversa dos turcos é ótima:
- Bulululuguluzu habib salamalek?
- Tesekkürler, nagandy raj maya opachi mamadi.
- Tic? Nahim. Alakristekpanaia!!
- Rala ralando o tchan?
- Tirikik... Ralaralandotchan aí!

Outra coisa interessante é a claridade do quarto. Tem uma cortina que cobre a janela, claro. Mas tem uma janelinha redonda - que não abre e não sei para que existe - que é coberta por um vitral, ou seja, entra toda a claridade da rua até pelo menos 3 da manhã. Ah, e tem também a televisão, A TV tem 1500 canais, mas você só pode ver uns 300. O problema é que a maioria não tem nada pra ver... São diferentes tipos de 0800 que não ficam passando nada, apenas uma foto estática, o número do telefone para discar e algumas coisas escritas em árabe. Arebaba! Não consigo ver futebol nem nada parecido. Estou vendo agora a novela "Paixões Proibidas", na RTP (rede de televisão portuguesa, com certeza). Ontem tava o Roberto Leal na telinha, ora pois!

Beijo B.

Mais um comnetário que virou post


"Gente, to lendo os comentários todos para a Marieta.
Ela só não pode responder aqui porque não pode ficar sentada, mas agradece a todos pelo carinho.
Estou aqui cuidando de nossa amiga, fazendo comidinhas bem gostosas pra ela, mas tudo sem exagero neam? Não vamos querer uma Marieta de catraca nova e Gooooorda... jamais.
"