Parla, Marieta!
...e como parla!
30 setembro 2007
28 setembro 2007
27 setembro 2007
26 setembro 2007
25 setembro 2007
Declaração Pública
Nunca mais vou agradar ninguém. Vai precisar merecer muito pra ter o meu elogio.
Nunca mais vou bajular filho da puta nenhum. De hoje em diante, só terá meu sorriso quem realmente merecer.
Cansei.
Tô de saco cheio.
não, não é nada com vocês, meus leitores queridos.
24 setembro 2007
Segunda-feira.
Dia mundial do regime? Quem falou? Quem?
Sábado, churrasco de aniversário na casa da Célia. Com os antepastos maravilhosos que ela serviu, nem precisava comer carne. Sardela, aliccela, dois tipos de berinjela, patê de gorgonzola, pão italiano e saladinhas. Fora o bolo, que eu nem comi, e fora as carninhas, incluindo uma mini linguiça picante di-vi-na!
Ontem, domingo, churras na casa dos meus pais. Comemoração do aniversário do meu irmão. Sempre qüelo quarantoto: linguiça, frango desossado, contra filé, picanha, costelinha de porco (ripas), copa lombo e bisteca. Saladas verdes e vinagrete. Bolo e sorvetão, claro.
Hoje, vamos sossegar o facho, né? Dietinha que ninguém é de ferro.
Aí vem "a" pessoa e me convida pra um japa. Relutei, me bati, me estapeei, e quis dizer não. Mas foi impossível. Já estou me organizando para ir, em plena segundona, dia mundial do regime, pra um japa na Vila Madalena. Eu mereço?
E a pessoa, fica rindo, gastando seu vernáculo para me convencer que japa não engorda.
hahahaha.
23 setembro 2007
21 setembro 2007
O cachorro do meu vizinho
Laio, o cão do meu vizinho, uiva muito quando sozinho. Tem rima, mas não era pra rimar. Então... sempre que os vizinhos saem o Laio fica impossível. Tem uma senhora que vem dar comida, mas ele sente saudades dos donos.
Eu o chamo pelo muro, falo com ele, que se acalma um pouco, mas logo volta a uivar.
-Laio! Laiô! Que menino bonitinho da titia! Laaaaioooo! Fala com a titia, fala.
Bom, o vizinho está fora desde 4 de setembro. São 17 dias que o Laio está sozinho.
Na noite de terça feira, quando desliguei tudo e fui deitar, escutei uma música bem alta. Em princípio pensei que fosse o forró dos finais de semana, mas que nada. Além de não serem músicas do naipe das tocadas no forró, estávamos numa terça feira. Imagine, forró! Não era.
Abri janelas, desci, tentei distinguir de onde vinha o som.
Cheguei à conclusão de que na casa do vizinho tinha um rádio ligado. E ligado muito alto. E na rádio Globo, para mal dos meus pecados.
Rádio Gloooooboooo! E tocava Moacir Franco, Agnaldo Timóteo, e por aí vai.
E o Laio uivava.
Acordei moída no dia seguinte. Estava de mau humor, não sei se pelo barulho ou se pelas músicas de tão mau gosto. Papapapa. Antes mesmo de tomar café, liguei pra minha vizinha (não a dona do cachorro, mas a de frente), dona C., cujo apelido é "Gazeta do Ipiranga". Imagine.
Contei que o rádio estava ligado, e que provavelmente sem querer alguém tinha programado o rádio pra tocar, porque foi a noite inteirinha e ainda estava ligado.
Ela me respondeu que sempre a empregada passava na casa dela antes de ir alimentar o Laio, mas que ela não vinha todos os dias.
Caracas... e se ela não viesse? Dois dias com aquele rádio infernal?
Bom, a moça chegou, e a dona C. ops... dona Gazeta falou com ela e me ligou:
O que aconteceu foi que a empregada, cansada das reclamações dos vizinhos pelos uivos do cão, resolveu ligar o rádio pra ele "pensar" que com o rádio tinha gente em casa. E quando dona C. falou pra ela que tudo bem, mas que o rádio estava muito alto, ela respondeu:
-Magina! Tá baixinho, baixinho... pode ir lá pra ver.
Eu aguento? Engoli a rádio Globo por mais de 10 horas...
Pobre Laio. Eu não reclamo do barulho que ele faz. Mas me corta o coração saber que ele está uivando por saudades do dono.
Mais uma vez eu vou dizer: É preciso pensar bem antes de adotar um cão. Eles fazem xixi, cocô, comem e precisam de companhia. Quem não tiver competência, que não se estabeleça.
Malucos urbanos
-Oi, Marieta! Tudo bem? Me passa o telefone da Vera?
-Oi, Beto. Tudo certo. O telefone da vera é xxxx xx xx. Vamos organizar um balaco?
-Vamos! Na próxima quarta. A Adri falou que vai!
-Você tem falado com a Adri?
-Falei agora pra pedir seu telefone.
-Você não tem mais meu telefone?
-É... não tenho, esqueci em casa e estou aqui na casa da A. Peluzo. Pedi pra ela o seu telefone que pra pedir pra você o telefone da Vera. Ela não tinha o seu telefone, só o da Adri.
-Então... você foi na casa da A. Peluzo, pediu o telefone de um anjo, ela tinha o da Adriana, que tinha o meu, que tinha o da Vera?
E demos muita risada. Pode nem ser tão engraçado assim pra você, mas pra nós foi. Rimos, rimos e rimos. E o melhor: marcamos balaco pra semana que vem.
Outro tequinho do diálogo:
Eu ia fazer um mini balaco com o Cyr ontem, mas na última hora tive problemas de trabalho e não fui. Mas quarta que vem, eu nem vou trabalhar, pra que nada atrapalhe o balaco, hahaha.
19 setembro 2007
Os cães de Praga
Meu primeiríssimo slide show. A Vera me deu as dicas. Ainda estou crua, mas eu chego lá. Esses foram alguns dos cãezinhos que fotografei em território tcheco.
18 setembro 2007
Expressão
Minha avó paterna morreu quando eu fiz 18 anos. Lembro-me muito bem dela, mas como eu era uma "cabrita" sem cabeça, não tinha noção de muitas coisas que ela falava. Até hoje ainda descubro coisas que ela queria dizer. Ela costumava usar uma expressão assim: "muso duro, bareta fracada", e como ela falava isso sempre que tinha alguém de cara feia por perto, de mau humor, eu suponho que muso duro seria cara feia e bareta fracada, sei lá, deve ser algo como a aba do boné sobre o rosto, ou qualquer coisa assim.
Se alguém souber o que quer dizer a expressão, por favor, email pra mim (littlemary2001@uol.com.br) , ou coments aqui no bloguinho.
Na minha última viagem, encontrei um cartaz de rua e curiosamente comecei a ler. Não entendi muita coisa, mas encontrei a frase da minha avó. Vejam:
Terça-feira fresca
Levantei cedo, superpreocupada com muitas coisas. Mas o dia passou e eu nem notei o cansaço.
Agenda
Ontem foi aniversário da minha amiga Adriana Barbosa e da Ana Cristina Geraldini, minha querida Krika do La crème de la crème (foi mal o atraso, Kriks... tô perdoada?). Hoje é aniversário da minha amigona bombril, a poderosa, a vitaminada, a marrom Vani, e amanhã será o aniversário do meu mano Mario. Parabéns a todos, que em comum têm o signo e o meu carinho. Beijos a todos.
Acho que hoje é do Pitéuzinho também. Hehehe.
Mendigos de Praga
E por falar em N.Sra. Aparecida...
Nessa minha última viagem á Europa, conheci Praga. Foi a primeira vez que estive na República Tcheca e adorei cada momento que estive lá.
Uma capital encantadora de um país que mesmo pertencendo à comunidade européia, reservou-se o direito de manter sua moeda, a coroa. As pessoas são educadíssimas e gentis, diferente de outros países da Europa. Não estou com isso dizendo que os europeus de modo geral são antipáticos ou mal educados, mas que tem muita gente antipática, isso tem (sem entrar no mérito da questão, que agora quero falar de outras coisas da República Tcheca).
Igreja onde fica a imagem do Menino Jesus de Praga.
Foto do Altar do Menino Jesus de Praga. Emocionei-me
Séculos de arquitetura contam a história do cristianismo em Praga, mas depois de 40 anos de repressão religiosa sobre os comunistas, só 30 % dos tchecos se mantêm católicos e o principal ponto de oração é uma igreja, no centro antigo, onde está a imagem do Menino Jesus de Praga.
A estatueta do século XVII foi presente de uma nobre espanhola aos carmelitas. Em pouco tempo, milagres e graças estavam sendo atribuídos à imagem e, hoje, católicos do mundo inteiro fazem orações para o Menino Jesus de Praga.
Neste santuário, foi entronizado hoje a imagem da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A missa solene foi celebrada em conjunto pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, e o cardeal arcebispo de Praga. Estavam presentes o primeiro-ministro da República Tcheca, a comunidade brasileira que vive em Praga e representantes das entidades que patrocinaram a vida da imagem.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida abençoada na cerimônia é a cópia fiel da original. Ela agora ficará para sempre no altar da igreja em Praga, aproximando o Brasil, a maior nação católica do planeta, do coração da Europa.
17 setembro 2007
Ex-votos, ou sala dos milagres
Sempre tive fixação por salas de milagres. Minha avó me levava para visitar essas salas e eu tinha sempre muito medo daquelas cabeças, pernas e braços, mas ao mesmo tempo tinha muita vontade de olhar para as peças, imaginado que tipo de coisa a pessoa poderia ter ou sentir antes do "milagre" acontecer. Até hoje me toca muito ver essas salas, mas não tenho mais medo. Pudera, né? Sinto um respeito enorme pela fé das pessoas.
A volta
Letícia que adora um flash! Está acostumadíssima com a tia Marieta aqui.
Momento ternura. Vovó Cema abrigando a pequenina do sol.
15 setembro 2007
11 setembro 2007
Mas quando penso que vou dar uma pequena pausa nas minhas lembranças, nas minhas emoções, você, que está pronta para me consolar, se fazendo de forte, escreve no seu blog palavras como essas, eu me acabo em choro e penso que nunca mais vou parar, que não quero mais parar.
Deus fez os gatos para que os homens pudessem acariciar os tigres. *
Vai ser bem mais sem graça precisar dormir na sua casa e não ter você pra me acordar com seu miado alto e exigente, pra pisotear meus cabelos, morder minha cabeça e pra ficar me encarando enquanto eu me arrumo. Eu sempre reclamava "seis da manhã, Leozinho, é muito cedo". E é muito cedo também pra você dar a volta mais longa da sua vida! Não é justo!
Fiquei tão triste que cheguei até a pensar que nunca mais quero me apegar a bicho nenhum. É impossível e eu já sei o absurdo contido nessa frase. É só uma forma de me rebelar. É por sua causa que eu quero ter gatos, muitos gatos. Vai que um deles resolve ser como você! Que gato permite que o dono faça solo de bateria com as suas patinhas e ainda sem reclamar? ;o) Já sinto saudade de você, Léo. Cosagotosa! Você sempre será o meu predileto. O querido cão que deu errado, o mais amado, o mais lindo e carinhoso gato que eu já conheci.
;o)
* Borges.
Obrigada, Tita, pela sensibilidade, pela companhia e carinho. Você é mesmo a filha que não tive, agora tenho certeza.
10 setembro 2007
<[^;^]>
Hoje, as 7 da manhã, Leozinho nos deixou e foi se encontrar com a Michelina no céu dos gatos.
05 setembro 2007
História de uma gata
[by Enriquez-Bardotti & Chico Buarque/1977
para o musical infantil "Os saltimbancos"]
Me alimentaram, me acariciaram
Me aliciaram, me acostumaram
O meu mundo era o apartamento
Detefon, almofada e trato
Todo dia filé-mignon
Ou mesmo um bom filé...de gato
Me diziam, todo momento
Fique em casa, não tome vento
Mas é duro ficar na sua
Quando à luz da lua
Tantos gatos pela rua
Toda a noite vão cantando assim:
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás...
De manhã eu voltei pra casa
Fui barrada na portaria
Sem filé e sem almofada
por causa da cantoria
Mas agora o meu dia-a-dia
É no meio da gataria
pela rua virando lata
Eu sou mais eu, mais gata
Numa louca serenata
Que de noite sai cantando assim:
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás...
Peguei lá do bloguinho da minha doce amiga e mana Lia Falcão.
04 setembro 2007
Não deu
Não deu para esperar até amanhã. Levei o Leozinho agora ao veterinário. Ele está miando feio e alto e parou de comer. Ela fez outro exame minucioso e concluiu que ele não está com dor e definitivamente ele não está jururu por causa da cauda. Ela acha que ele tem algum outro processo se desencadeando. Pediu exame de urina. Ele deixou de comer, mas toma muita água e faz xixi bastante. Está sem comer e prostrado. Parece outro gato. Ela suspeita de diabetes ou algum problema no rim.
Ai, meu São Francisco.
Notícias
É fogo, viu?
03 setembro 2007
Momento de poesia
Amor é síntese
Mário Quintana
Por favor não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu
Se ninguém resiste a uma análise profunda
Quanto mais eu
Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor
Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braço
E eu serei perfeito amor.
02 setembro 2007
Há dias
Que você ouve muita merda. Mas nesses mesmos dias, você acaba por encontrar alguém que lhe encha o coração de esperança, ainda que esse alguém esteja contando uma "mentirinha sincera":
Liga não, Little. Nós, imaturos, reagimos à dor causando dor.
E aí eu pergunto... será?
Coments fofinhos que recebo
O coment abaixo foi do post de 2006, "O home da cobra"
O homem da cobra é um sujeito que vende remédios fajutos nas feiras do nordeste. A cobra é seu instrumento de marketing, fica dentro de uma bolsa e o cara fala o tempo todo. Abre a bolsa mostra a cobra, depois fecha, anuncia o remédio - que pode ser banha da baleia ou da propria cobra, e serve pra qualquer doença. Procurei um a foto mas tá difícil.Escutei de um deles: se hoje fosse amanhã seria dois dia.
Zanone
Relatório número três :o)
Emails fofinhos que recebi durante minha viagem.
:o))
Olá!!!!Espero que estejam felizes e saltitantes. Essa semana está bem sossegada. Todo dia indo pra sua casa, preparando algumas coisinhas pra comer e assistindo Heroes!
A Maria é muito gente boa. Lavou minha roupa e passou. Eu não queria que ela tivesse passado a roupa, mas quando cheguei tava tudo bonitinho no cabide. Então tá.
Ela fez também um frango com mandioquinha, abobrinha e cenouras. Tentou fazer um igual ao seu, sem sucesso, of coursemente. hahaha
Diálogo:
C: -A Maria fez comida pra gente.
F: -É? E VOCÊS COMERAM?!HAHAHAHAHAHA
Quase morri de rir.
Ontem teve jogo do Palmeiras, ganhou de 3 a 2 do Vasco.
A vó tb insiste em cozinhar. Sempre deixa alguma coisa na geladeira. Eu não tenho lavado a louça e vó lava quando vai lá às terças e quintas. Eu fico sem graça, mas eu não vou colocar placas espalhadas pela casa proibindo-a. Paciência.
Os gatos mandam lembranças. A Clara é muito engraçada, parece um periscópio. Ela tá muito minha amicccaaaa. Basta o C. chegar perto que ela assopra (!!!!!) Tô tentando mimar a Isabel, ela tá meio estressada, mas ela não deixa! Só mimo quando dá. Hoje de manhã ela tava um fera. Vai entender. Eu, hein!
O Leopoldo tá na maior paz de espírito. Ele é especial mesmo. APESAR DE TER MIJADO UM LITRO EM CIMA DO MEU GUARDA-CHUVA. Éaaam. Filho de la putana. Eu nunca tinha visto um gasto mijando. Que coisa estranha. Ele lança um jato!
hahahahahaahahahahaha
besos
Assim falou Marietustra II
As mulheres são as mais críticas e preconceituosas em relação a outras mulheres.
Enquanto os filhos são pequenos e a mãe carrega o piano, tudo bem. Depois que eles crescem, não se atreva. Eles (os outros) acham que você vive "la dolce vita" e é aquela velha história... sabem das pingas que eu tomo, mas não sabem dos tombos que eu levo.
Assim falou Marietustra.
Ninguém respeita uma mulher que não trabalha fora.
(salvo raras exceções como Cris K. por exemplo)
Cães suiços